Investir num futuro mais verde – A UE lança a Semana Verde 2016

Investir num futuro mais verde – A UE lança a Semana Verde 2016

A edição de 2016 da Semana Verde, o maior evento anual de debate e discussão sobre a política ambiental europeia, decorrerá entre segunda-feira, 30 de maio, e sexta-feira, 3 de junho. O tema deste ano será "Investir num futuro mais verde".

Segunda-feira, 30 de maio de 2016 — O Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, afirma:

«A Semana Verde proporciona uma oportunidade única de reunir indivíduos e organizações que podem ajudar a fomentar o desenvolvimento sustentável da Europa. O tópico principal deste ano é o investimento verde. A transição para uma economia circular e assente num baixo nível de emissões de carbono requer um financiamento sólido. A Europa está bem posicionada para levar a cabo esta transição.  Os nossos fundos, como o FEIE e os Programas LIFE e Horizonte 2020, estão a impulsionar este investimento no sentido de um crescimento sustentável».

Ao longo da semana, por essa Europa fora, terão lugar debates online, conversas no Twitter e eventos que visam mostrar como o investimento pode criar um futuro mais verde na Europa. Cada dia será dedicado a um aspeto diferente do tema, contando com a participação de uma grande variedade de organizações e parceiros interessados. Segue-se o programa com alguns dos principais destaques:

Segunda-feira, 30 de maio – Investir em cidades mais verdes

A Semana Verde da UE arranca em Liubliana (Eslovénia), a Capital Verde da Europa deste ano. Os eventos previstos para esse dia abordam a forma como o financiamento de cidades mais verdes pode melhorar a qualidade de vida urbana. Os Estados-Membros da UE vão ratificar o Pacto de Amesterdão e estabelecer a Agenda Urbana da UE, que irá reunir governos, autarquias e partes interessadas na persecução da sustentabilidade urbana.

Terça-feira, 31 de maio – Investir nas zonas rurais

Nas discussões serão explorados meios de garantir o nosso futuro através de investimentos nas zonas rurais. O Comissário Vella abrirá uma conferência internacional sobre alimentação sustentável e gestão de resíduos biológicos através da TCA+. Numa conversa matinal no Twitter (#askEASME), serão esclarecidas todas as dúvidas relativas a fundos da UE para o ambiente. Num debate online, promovido pela Organização Global de Parlamentares para um Meio Ambiente Equilibrado (GLOBE) da UE no Parlamento Europeu, será desenvolvida a questão da alimentação sustentável; por sua vez, a Belgian Biodiversity Platform (Plataforma Belga para a Biodiversidade) e a UICN organizarão um evento no qual serão apresentados os vários benefícios de soluções baseadas na natureza. Serão ainda anunciados os melhores projetos LIFE do domínio na "natureza" em duas categorias: Natureza e Biodiversidade, Ambiente e Informação.

Quarta-feira, 1 de junho – Investimentos que dão frutos

O investimento verde tem impactos positivos na criação de emprego. Os sistemas e as empresas de economia circular necessitam de financiamento adaptado, na medida em que, muitas vezes, o retorno dos investimentos é pago de diferentes formas. Fomentar o financiamento privado em soluções mais verdes pode colmatar falhas do mercado e proporcionar importantes benefícios sociais. O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, e o Comissário Vella falarão em Bruxelas (Bélgica) sobre a forma como o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) pode mobilizar o financiamento para projetos verdes e como é possível orientar o sistema financeiro para projetos sustentáveis. Por sua vez, um grupo de CEOs do setor retalhista afirmará o seu empenho em investir na economia circular.

Terça-feira, 2 de junho – Investir nos oceanos

O potencial da economia azul, que representa 4 % do PIB da UE e mais de cinco milhões de empregos, será explorado durante este dia. Na Cimeira Empresarial Europeia, o Comissário Vella falará sobre capital natural. Durante a tarde, um seminário Web dedicado ao acesso ao financiamento para investimento em projetos azuis sustentáveis mostra como os promotores de projetos podem combinar diferentes fontes.

Sexta-feira, 3 de junho – Investir nas gerações futuras

A Semana Verde 2016 fecha com um evento em Viena (Áustria) denominado "Sustainable Development Goals for a Green Future: Investing for Future Generations" (Objetivos de desenvolvimento sustentável para um futuro verde: investir nas gerações futuras). Os tópicos em discussão incluem a implementação da Agenda de 2030 para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre os oradores, encontram-se o Comissário Europeu Vella, o Ministro do Ambiente da Áustria Andrä Rupprechter e Jan Dusik, Diretor do Gabinete Regional Europeu do Programa das Nações Unidas para o Ambiente. De manhã, terá lugar uma conversa no Twitter sobre competências verdes.

O sistema de registo está agora aberto para eventos. Clique aqui para criar uma conta ou iniciar sessão. Registe-se através da ligação para cada sessão no programa do dia.

Commissioner Vella opens Green Week 2016 in Ljubljana

Fale conosco

Enrico Brivio

Spokesperson European Commission

Iris Petsa

Press Officer for Environment, Maritime Affairs and Fisheries